sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem mexeu no meu queijo ? ( 2º parte)

Muito já se comentou sobre este video, mas sempre que o vejo, enxergo uma coisa nova.

Hoje, por exemplo vou focar os ratinhos. E vou compará-los a nós como educadores ( pais, professores, avós, todos aqueles que têm uma criança sob sua responsabilidade) .

Crianças, em geral, estão abertas ao novo. Gostam de novidade. Tem sede de saber.
É muito estimulante olharmos para elas e observarmos seus olhinhos brilharem querendo saber o que irão aprender.

Lá no pátio da minha escola tem um pé de sapucaia, bem antigo, dizem que tem mais de 50 anos. Já não dá tantos frutos.

Semana passada contei uma  história  do Monteiro Lobato para os meus alunos, onde ele descrevia o jardim da Dona Benta e dizia que tinha plantas antigas, que já estão fora de moda. E as crianças quiseram saber o que eram plantas "fora de moda", complicou!!! Mas dai falei da Sapucai para eles, que ficaram querendo ir até onde ela está . Só hoje consegui ir até lá e eles ficaram encantados, tem musgo no tronco, ela tem o tronco craquento, igual na história . E para minha surpresa a maioria deles já tinha ido até lá observá-la, aliás eles já estavam indo lá todos os dias desde que falei nela para eles, mas queriam que eu fosse junto.

Eles  descobriram que ela está dando "um" fruto. E todos começaram a dar opiniões de como fazer para proteger o único  fruto da Sapucaia.  E é ai que entra a minha reflexão de hoje :  CUIDADO.

Cuidar de algo ou alguém requer do cuidador : tempo, dedicação, planejamento, zelo, atenção e por ai afora.

Os ratinhos do video iam até o queijo e comiam, mas observavam o que estava acontecendo. Quando o queijo acabou eles não ficaram surpresos, pois já sabiam que uma hora ou outra aquilo iria acontecer.

E nós ? Ao acompanharmos o desenvolvimento das nossas crianças, fazemos com tal atenção que podemos prever o que poderá acontecer? Ficamos atentos para mudarmos de rota, caso seja necessário?  Este é , sem dúvida, o grande desafio da educação, estar atento e se for preciso, mudar.

Minha dica de hoje é :
Atenção aos sinais que nossas crianças vão nos dando .
São muitos, mas nem todos são bem perceptíveis. É preciso conhecer a criança. E para conhecer, é preciso "conviver" ! Então, fiquemos atentos!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Vejo que o que eu mais preciso é isto: estar atenta aos sinais... Obrigada Ione por esta reflexão e parabéns pelo Blog!!!
Beijos,Andréa

Alessandra Peres disse...

E para estar atento é preciso conviver!!!

Ótimo post!

Bjks

Ione disse...

É isso mesmo Alê, vou até acrescenter o "conviver" ao meu texto. Não tem como estar atento, se não estiver junto. Obrigada amiga.
beijos

Hellen disse...

Ione, parabéns pelos posts, estão ótimos. bjus

Josiane disse...

Estou adorando Ione!
Parabéns!
bjinhos