quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem atira copinhos descartáveis pela janela?

No cruzamento de duas importantes avenidas da minha cidade, há uma plaquinha tímida e discreta dizendo que ..."é proibido atirar objetos nas vias públicas sob pena de..."
Sempre que paro ali para esperar o sinaleiro abrir, fico imaginando quem poderia fazer tal coisa nos dias de hoje?
Santa ingenuidade ...Nesta semana ao me dirigir a escola onde trabalho, às 7hs da manhã, após o sinaleiro ( o mesmo ao lado da plaquinha de proibição) abrir, ia a minha frente um pai ou mãe, não deu pra ver, levando seus filhos para a escola ( a mesma que eu ia).
Um segundo antes dos adolescentes descerem do carro, um deles atira um copão descartável  pela janela, (em frente a escola onde eles estudam e que tem lixeira esparramada por tudo quanto é canto ) , então o carro pára e os "adolescentes" descem do carro...

Fiquei chocada, faz dois dias que eu conto esta história para todo mundo, pois não deu pra acreditar.
A escola ensina o tempo inteiro valores, faz projetos de preservação do planeta, de reciclagem de lixo, de biodiversidade, campanha da fraternidade.... Tudo em vão ???

Dica de hoje:

Nós, pais, é que temos que ser sempre os primeiros a ensinar e dar exemplo! 

Nós  que temos que ensinar CIDADANIA aos nossos filhos. Não é necessário discursos, mas sim exemplos. Nenhum projeto da escola vai fazer efeito, se na casa o assunto do projeto não existe.
Se, em casa não se pratica cidadania.
O que é ser cidadão? Segundo o dicionário é "Um conjunto de direitos e deveres ao qual um individuo está sujeito em relação à sociedade em que vive".

UAU, poderia escrever horas sobre este assunto, mas só vou confirmar minha dica com uma  pergunta:

Que tipo de exemplo sou para o meu filho?

Beijos e até a próxima

5 comentários:

Josiane disse...

Ione
Realmente se não tiver o exemplo de casa todo esforço será em vão.
bjs

Yara Faleiros disse...

Ione!

Me emocionei com o comentário da sua mãe lá embaixo... fiquei imaginando o exemplo que vc teve na sua casa!
Parabéns, amiga, pela família maravilhosa que vc tem!!
Bjs

Ione disse...

Obrigada Josi e Yara. Tenho o bom exemplo dos meus pais até hoje !! E sei que vocês, também tiveram e têm este privilégio e são ótimos exemplos de mãe, profissionais, amigas...

Alessandra Peres disse...

Excelente!!!

Anônimo disse...

Pois é, Ione. Isso é só mais um exemplo que serve para ilustrar como alguns pais (graças a Deus, não podemos generalizar)insistem em pensar e agir como se a escola cara que eles pagam pudesse substituir a educação de "berço" que seus pimpolhos deveriam receber no seio da família . Tentar ensinar bons princípios aos alunos sem que eles tenham bons exemplos em casa, é como tentar fazer com que um ímã se pegue no plástico: você pode colocar lá infinitas vezes. Nunca vai ficar...