segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pais chineses como modelos? Por que não?

Gente, adorei a página do Claudio de Moura  Castro, da revista Veja desta semana...
Gostei, principalmente, da parte em que ele fala sobre filhos estressados: "Enquanto 70% das mães ocidentais temem as pressões sobre os filhos, 0% das chinesas se preocupa com isso. Se os filhos não se saem bem, é vergonha para os pais."

Fiquei pensando, entre nós brasileiros, quantos são os que ficam envergonhados pelo fracasso dos filhos?
Quando os filhos fracassam, geralmente os pais culpam a escola. São raros os pais que questionam a parcela de culpa que eles podem ter neste fracasso.

Como eu falei na postagem anterior, se pelo menos nos preocupassemos em organizar um horário escolar e cobrar dos filhos o cumprimento do mesmo, já estaríamos fazendo algo de muito positivo.

É claro que a nossa realidade é muito diferente da chinesa, não precisamos chegar aos extremos que se chega lá, mas com toda certeza já está mais do que na hora de parar de ter pena dos filhos e poupá-los o tempo todo do enfrentamento das dificuldades, pois é enfrentando e sendo cobrado que nos superamos.
Vamos  olhar com carinho para os nossos filhos, mas vamos ser firmes e exigentes!!
Eles irão nos agradecer !!

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Oi, Ione! Fiz um texto que acho que tem algo a ver com tudo que acontece entre pais e filhos numa mudança de fase. Professores conhecem esses impasses como ninguém. [sorrio]
Gostaria que me concedesse a honra de uma visita rápida e que comentasse o meu “O Ginásio E O Fundamental 2”. Pode ser?
Obs. Queira desculpar por meus erros gramaticais.

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Adélia de Carvalho Santos disse...

Olá filha, estou gostando muito de seus textos.
É importante partilhar com os outros aquilo que temos de bom, e você é uma excelente mãe e educadora. Parabéns. Bjs. Mãe