quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adolescentes, um desafio sempre !!!!

Olá , faz tempo que não posto nada aqui no BLOG. Estou em falta com meus seguidores e leitores...mas estou retornando. E neste retorno quero falar com vocês sobre um tema que tem sido a minha preocupação ultimamente : os adolescentes .

Este tem sido o tema constante de intermináveis conversas, nas mais diversas rodas que frequento. Claro que por ser mãe de adolescentes, este é também, atualmente, o meu tema preferido. Tenho lido e vasculhado TUDO o que diz respeiro a eles, pois como dizia a minha avó,  "o tempo urge"!

O que fazer quando nos deparamos com uma situação inusitada em relação aos nossos filhos adolescentes? Como agir em relação a atitudes, deles, que nos foge ao controle? O que fazer?? É a pergunta que muitos pais  fazem todos os dias, diante das mais improváveis situações...

Quantos de nós já nos deparamos com situações, que achavámos que com nossos filhos, "tão bem criados" ( como somos prepotentes, não? ), jamais aconteceriam? 

Mas, as coisas não são tão simples assim.

Se você educou seu filho dentro de critérios que você considerava os mais confiáveis e infaliveis possivel, e   mesmo assim alguma coisa parece não estar bem, não se desespere...você não é o único !!! Isso pode acontecer.

E será  que existe algum jeito de reverter estas situações que parecem, muitas vezes, fora do controle?

Eu costumo dizer que sempre há solução...pode demorar um pouco, pode ser um pouco difícil, mas sempre há solução.

Tenho observado que, nós, pais de adolescentes, muitas vezes não estamos dando conta de acompanhar a evolução fantástica pela qual nossos filhos estão passando, e muitas vezes eles estão nos deixando  "a ver navios"...e é ai que mora o perigo...Não podemos ficar vulneráveis, por nos sentirmos inseguros diante de determinadas situações. Temos que agir.

Penso que a primeira e mais importante atitude é buscar o DIÁLOGO com o filho.
Diálogo pacifico, se possível.
Nada  e nem ninguém, substituirá o nosso papel de pais. NADA !!

Não interessa se, por acaso,  formos  um pouco chucros, talvez até ignorantes em alguns aspectos...
Como pais, temos sempre a liberdade de sermos autênticos com nossos filhos e sempre falaremos com o coração. E este afeto, com certeza, irá nos aproximar  e nos ajudar a iniciar um diálogo que poderá nos ajudar a entender o que se passa com eles,  para podermos ajudá-los, se necessário, se eles quiserem ou precisarem.

Muitas vezes, só de nos aproximarmos deles para ouví-los, já estaremos solucionando grande parte dos problemas. Aproximação, tão simples e tão essencial!!! Não deixemos para depois o que é urgente . Percebo que é urgente ficar lado a lado com o nosso adolescente. Eles precisam da nossa presença, da nossa atitude e da  nossa diligência!!

Nenhum comentário: