quinta-feira, 10 de março de 2011

Criança vê, criança faz...e adolescente???

"Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos." (Saramago)

Retirei este trecho de um texto que recebi por e-mail, belíssimo.

Eu já vinha refletindo sobre isto, querendo achar o ponto certo e porque não, acertar sempre!!!

Mas... ledo engano, educar é simples, se não complicarmos, mas nós como seres humanos que somos, sempre complicamos tudo.

O filho adolescente pede para ir a balada.
Balada proibida para menores de 18 anos. Você proibe, pois ele ainda não tem idade. Ele questiona, pois bem educado que foi, sente-se livre para questionar as suas ordens. E você certo do que quer para o seu filho, mantem o NÃO. Por que  se ele não tem 18 anos, a balada não é para ele e ponto final.
Mas surgem os questionamentos, pois o amigo vai com documento falsificado, ou emprestado do irmão mais velho de um outro amigo.

E é ai que entra meu questionamento de hoje:


Por que "bons" pais permitem que seus filhos usem documentos falsos? Por que permitem que estes filhos criados com tanto zelo e carinho até bem pouco tempo, possam descumprir leis para se divertirem?


Será que cansaram de serem bons pais? Ou agora que os filhos têm argumentos eles mesmos já não conseguem manter os seus próprios argumentos e orientações ?


Minha dica de hoje é:

Não se cansem de argumentar e mantenham o seu não para aquilo que acreditam ser o certo. Os filhos podem reclamar, mas vão lhe entender no futuro.

2 comentários:

Hellen disse...

Amiga, adorei o seu comentário no meu último post. Que bom saber que te inspirei a buscar algo. Boa sorte! Quanto ao seu texto de hoje, é isso aí: Não é não, mesmo com argumentação.

Alessandra Peres disse...

Na verdade o que falta às pessoas hoje em dia é refletir sobre o que acham certo e o que acham errado. Pois quem não pensa como quer viver, e que valores querem para sua família, deixam espaço livre e aberto para que outros modos de vida e pensar sejam modelo para seus filhos e família.